CAMINHO

CAMINHO
FÉ - ESPERANÇA - PAZ - AMOR

domingo, 25 de outubro de 2009

O BAMBU CHINÊS

Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada por aproximadamente 5 anos, exceto um lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo.
Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas… uma maciça e fibrosa estrutura de raiz que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída. Então, no final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.

BRASA AFASTADA - VIDA FRATERNA

Um membro de um determinado grupo ao qual participava regularmente, sem nenhum aviso ou causa aparente afastou-se. Após algumas semanas, o líder do grupo decidiu visitá-lo. Era uma noite muito fria. O líder encontrou o homem em casa sozinho, sentado diante de uma quentinha e brilhante lareira. Supondo a razão para a visita, o homem deu-lhe boas-vindas, conduziu-lhe a uma grande cadeira perto da lareira e ficou quieto esperando a bronca. O líder se fez confortável, mas não disse nada. No silêncio sério, contemplou a dança das chamas em torno da lenha ardente. Após alguns minutos, o líder examinou as brasas, cuidadosamente apanhou uma brasa ardente e deixou-a de lado. Então voltou a sentar-se e permaneceu silencioso e imóvel. O anfitrião prestou atenção em tudo, fascinado e quieto.
A chama da brasa solitária diminuiu, houve um brilho momentâneo e seu fogo apagou de vez. Logo estava frio e morto. Nenhuma palavra tinha sido dita desde o cumprimento inicial. O líder antes de se preparar para sair, recolheu a brasa fria e inoperante e colocou-a de volta no meio do fogo. Imediatamente começou a incandescer uma vez mais com a luz e o calor dos carvões ardentes em torno dela. Quando o líder alcançou a porta para partir, seu anfitrião disse: “Obrigado tanto por sua visita quanto pelo sermão. Eu estarei voltando ao grupo amanhã mesmo.”

Aprendendo com Frei Ignácio Larrañaga:
"Quando desaparece a comunidade itinerante de Jesus, pela dispersão dos Apóstolos no mundo, surge em Jerusalém uma cópia da família apostólica. E o Livro dos Atos dos Apóstolos nos apresenta a comunidade de Jerusalém como o ideal da existência cristã."
"Viviam unidos. Tinham tudo em comum. Eram alegres. Nunca usavam adjetivos possessivos: "meu" "seu". Iam diariamente, e com fervor, ao templo. Gozavam da simpatia de todos. Numa palavra, tinham um só coração e uma só alma."
"A fraternidade evangélica tem sua razão de ser em si mesma: ser um ambiente em que os irmãos procuram estabelecer verdadeiras relações interpessoais e fraternas."
"Fraternidade não quer dizer apenas que vivemos juntos, uns e outros, ajudando-nos e nos complementando numa tarefa comum, como em uma equipe de pastoral, mas, e principalmente, que temos o olhar posto uns nos outros para nos amarmos mutuamente. Mais do que isso, quer dizer que vivemos uns-com-os-outros, de acordo com o exemplo e o preceito do Senhor."
"A raiz do amor de fraternidade é a fé. A fraternidade evangélica é uma comunidade de fé, sob a força da Palavra."
"O mistério existencial da vida fraterna consistirá sempre em impor as convicções de fé sobre as emoções espontâneas." - "Suba Comigo" - Inácio Larrañaga - Ed. Paulinas.
  

http://www.tovpil.org/