CAMINHO

CAMINHO
FÉ - ESPERANÇA - PAZ - AMOR

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

ESPERANÇA

ESPERANÇA

     "O ser humano de hoje, como o de ontem e de sempre, é um ser-que-espera. Não podemos viver sem esperança. A esperança faz parte fundamental de nossa estrutura pessoal e psicológica. É o que dizem os homens de ciência.
     Somente esperando podemos sobreviver. Graças à esperança a humanidade caminha. A história do mundo, de séculos e mais séculos, é a história da espera.
     Graças à esperança, o homem e a mulher cristãos encontram respostas diante da vida e da morte, do amor e da violência, da saúde e da enfermidade, diate da paz e da justiça, da família, da sociedade e do trabalho de cada dia.
     Quem não espera, nada alcança. Quem não espera, está acabado como pessoa e como cristão."
("DEUS CONOSCO dia a dia" - nº 107 - 11/2010 - Ed. Santuário)

ENSINAMENTOS DE
FREI IGNÁCIO LARRAÑAGA
 SOBRE A ESPERANÇA
 
       A esperança diz-nos que tudo vai passar, que nada é eterno. A esperança faz-nos saber que as primeiras leis do universo são as da contingência e da transitoriedade. Tudo está em perpétuo movimento. Nada é estático. Se tudo é efêmero e nada permanece, amanhã será melhor, passará a secura, virão dias melhores. O cristão deve tomar consciência disso. Já basta para abandonar a resistência, aceitar a secura e, aceitando-a, vencê-la.
     A esperança responde: "vocês, filhos do combate e da esperança, estão enganados porque olham para o chão. Parece-lhes que tudo está perdido, pois crêem nas estatísticas; lêem jornais; sua fé está fundamentada nas pesquisas sociológicas e acreditam apenas no que podem ver. Levantem os olhos e visualizem ao longe onde esta a fonte da esperança: Jesus Cristo resssuscitado dentre os mortos, vencedor do egoísmo e do pecado. Ele é a nossa única esperança".
     Sim, Pai Todo-poderoso e querido, do fundo mais recôndito do oceano de minha alma, eu te louvo absorto e agradecido e exulto cantando um hino de esperança. Se, algum dia, atravessaste meus planos e programas, se apagaste por um momento a luz de minha chama, é porque, além do brilho das coisas e dos aromas das flores que se extinguem, existe outro mundo mais belo que diviso, uma pátria onde nunca anoitece e uma casa de luz edificada sobre a paz eterna. Eu me entrego em tuas mãos, faze de mim o que quiseres.
("Mostra-me Teu Rosto", "O Sentido da Vida" - Frei Ignácio Larrañaga - Ed. Paulinas) 

     As Oficinas de Oração e Vida, cujo fundador é Frei Ignácio Larrañaga, nos ajudam a fortalecer a esperança.