CAMINHO

CAMINHO
FÉ - ESPERANÇA - PAZ - AMOR

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

* 1984-2004 * 20 ANOS DAS OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA


    MOMENTO HISTÓRICO 

OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA
TALLERES DE ORACION Y VIDA

Palavras do fundador Frei Ignácio Larrañaga
Ao chegar a este vigèsimo aniversário de TOV, meu coração explode de gratidão e alegria, e minha mente se eleva ao Pai das misericórdias para gritar a Ele com toda a alma: Graças, Pai Santo e querido por nos ter acompanhado nestes vinte anos como poderosa e amada Mãe; não nos abandonastes nem um instante noite e dia; inundastes de rajadas de entusiasmo o coração de teus Guias; não te cansastes de cuidar de nós em todo o momento. Em suma, os anjos te aclamem, as estrelas te proclamem,a criação te bendiga.            .                                                                                                 
Em 20 anos, os TOV se espalharam pelos quatro pontos cardeais, com mais de 15.000 Guias, sem outra luz e guia senão a que o coração ardia: a FÉ. Fiquei pasmado uma e outra vez ao medir o contrste entre a magnitude da obra e nossa insignificância. Jamais senti o menor vislumbre de auto-satisfação visto que a evidência estava demasiado estridente à primeira vista: a Obra não correspondia à nossa altura, senão à altura de Deus. Nunca subiu à minha alma a emoção de Maria: "O Senhor fez em mim maravilhas", senão simplesmente: "O Senhor esteve conosco".
Ao viajar pelos diferentes países, os Guias se aproximavam de mim para narrar incontáveis maravilhas, tão surpreendentes que não cabe outra reação que se ajoelhar para dizer: "Grande és, Senhor, e maravilhosas as tuas obras". Inúmeros corações recuperaram a paz. Milhares de casais se encontraram com o primeiro amor. Em milhares de lares renasceu a harmonia. Onde havia amargura, reina agora a doçura. Onde havia discórdia, reina agora a união. Milhares de homens e mulheres, transformados em apóstolos de Jesus Cristo, trabalham agora na primeira linha da Igreja. Nos hospítais, nas prisões, nos bairros humildes, nas paróquias de periferia temos semeado paz e irradiado luz.
No primeiro decênio de TOV, foi celebrado um importantíssimo evento em 32 Semanas de Consolidação, em todos os países onde estavam implantadas as Oficinas.
Na perspectiva do vigésimo aniversário que estamos agora celebrando, bem podemos considerar que as 32 Semanas  de Consolidação foram um acontecimento único, o expoente mais excelso no processo de amadurecimento e aprofundamento de nossa identidade carismática ao longo da história das Oficinas. E também não resta dúvida de que a Aprovação das Oficinas pela Santa Sé, se constitue num acontecimento inclusive de caráter histórico, e não só para a obra das Oficinas, mas também para a projeção apostolica de minha história pessoal.
No transcurso destes 20 anos houve de tudo. Houve Coordenações que se mantiveramem em um processo permanentemente ascendente. Coordenações que se tornaram decadentes, devido, às vezes, à incompetência dos mesmos Coordenadores. Outras vezes, devido à rivalidade de uns grupos e outros, havendo sempre à frente de cada grupo alguma pessoa com afãs de protagonista.
Hoje estou convencido de que nestes 20 anos temos perdido oportunidades para promovermos, mais aceleradamente, devido ao título do nosso Serviço. Desafortunadamente, nós não nos preocupamos com isso. Fomos demasiado sinceros. Preocupamo-nos em entregar um material de primeira qualidade e com isso ficamos tranquilos.
Tenho a convicção de não haver acertado no capítulo da promoção e estou disposto a aceitar de bom grado as decisões e medidas práticas que a Coordenação Internacional, junto com Equipes técnicas, julgue oportuno oferecer-nos.
Faz quinze anos João Paulo II começou a falar insistentemente de uma Nova Evagelização. Também eu tenho pensado sempre que o conteúdo geral de TOV, seu tom positivo adequado à mentalidade moderna, a programação eminentemente prática, o planejamento cristocêntrico e cristificante  são outros tantos caracteres que correspondem à Nova Evangelização. Portanto considero que o título Oficinas de Oração e Vida, sempre dever vir acompanhado do subtítulo: Uma Nova Evangelização.