CAMINHO

CAMINHO
FÉ - ESPERANÇA - PAZ - AMOR

quinta-feira, 23 de junho de 2011

DONS DO ESPÍRITO SANTO

DONS DO ESPÍRITO SANTO


1 DOM DA SABEDORIA
Este dom nos ensina a fazer escolhas certas na vida. Sabedoria é viver a história e os acontecimentos com os olhos de Deus. Ela desperta o gosto pelas coisas de Deus e ilumina nosso caminho. A sabedoria nos leva ao verdadeiro conhecimento de Deus e à busca dos valores da vida. Sábia é a pessoa que pratica a justiça, tem coração misericordioso e ama intensamente a vida, porque esta é dom de Deus.


2 DOM DA INTELIGÊNCIA
Inteligente é a pessoa que está com os pés no chão e sabe discernir o que acontece à sua volta. O dom da inteligência nos ajuda a perceber o que é a favor da vida ou contra a vida. Este   dom nos leva a entender e compreender as verdades da salvação, reveladas na Bíblia e nos ensinamentos da Igreja. Leva-nos a ver, sentir e conhecer os sentimentos e as atitudes do coração das outras pessoas.

3 DOM DO CONSELHO
Este dom nos ensina a estar aberto à graça e à ação de Deus, que nos orienta no caminho da vida. À medida que nos abrimos à graça divina, mais sábios nos tornamos e melhores conselheiros somos. É o dom de orientar e ajudar a quem precisa. Ele nos ensina a dialogar fraternalmente, em família e em comunidade, acolhendo o diferente que vive ao nosso lado. Capacita-nos a animar os desanimados e fazer sorrit os que sofrem.

4 DOM DA FORTALEZA
Com este dom o Espírito Santo nos torna fortes para não tropeçarmos diante das dificuldades e das propostas enganadoras. Fortaleza nos lembra resistência e luta. Devemos ser fortes para resistir ao mal. Tornar as pessoas fortes e corajosas para enfrentar as dificuldades da vida. Animar os jovens a ter esperança no futuro, os pais a assumir com otimismo os próprios deveres e todos a buscar uma sociedade mais fraterna.

5 DOM DA CIÊNCIA
O dom da ciência ou do conhecimento nos ajuda a aplicar, em favor da vida e do bem-estar dos menos favorecidos, as luzes obtidas por meio do estudo e da experiência. A ciência nos leva a buscar a justiça e igualdade para todos. Capacita-nos a descobrir, inventar e recriar alternativas para salvar o ser humano e a natureza. Suscita atitudes de participação, de empenho e de ousadia perante a cultura da morte.


6. DOM DA PIEDADE
O dom da Piedade produz em nós uma afeição filial para com Deus, adorando-o com amor sobrenatural e santo ardor, e uma terna afeição para com as pessoas e coisas divinas. Aprimora em nós a virtude da justiça, sob todas as suas formas, a da religião, a da piedade e a da gratidão. Pela virtude da justiça, damos ao outro (a Deus ou ao próximo) aquilo que lhe pertence. Pelo dom da piedade, damos ao outro tudo o que podemos dar, sem medidas.

7. DOM DO TEMOR A DEUS
Este dom (também chamado DOM DO RESPEITO A DEUS) nos ajuda a dar a Deus o devido valor e lugar na nossa vida. O respeito deve estar baseado no amor e na gratuidade do relacionamento. Como fruto do amor, ele gera vida. O respeito a Deus nos leva a respeitar as pessoas em sua individualidade. Esse dom nos dá a consciência de quanto Deus nos ama, antes de tudo e acima de tudo. Por isso, precisamos corresponder a esse amor.     
      

COMUNHÃO - PÃO - CÁLICE

COMUNHÃO

Irmãos, o cálice da bênção, o cálice que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? 











E o pão que  partimos não é comunhão com o corpo de Cristo? 


Porque há um só pão, nós todos somos um só corpo, pois todos participamos desse único pão. 








1Cor 10,16-17