CAMINHO

CAMINHO
FÉ - ESPERANÇA - PAZ - AMOR

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

ENSINAMENTOS DE FREI IGNÁCIO LARRAÑAGA - "ITINERÁRIO RUMO A DEUS"

"ITINERÁRIO RUMO A DEUS"

Este livro é fruto da convicção de que "Deus não é teoria, nem teologia. É pessoa concreta..." (p. 7). Ignácio Larrañaga, a partir de sua experiência de oração, propõe um itinerário para que seus leitores possam falar de Deus com autoridade, pois "Ninguém terá o direito de falar de Deus, se não falar com Deus..." (p. 8).

O caminho que conduz a Deus passa pela oração, que não é jogo de palavras sem nexo, mas o establecimento de uma relação que leva ao encontro do orante com o "Tu" que é mistério infinito.
A oração é a relação de dois amantes. É um diálogo de amor, que nem sempre precisa de palavras, pois é o encontro de interioridades.
Como estabelecer esta relação? Lançar-se de cabeça no mar de Deus, acalmar-se, acolher o mistério infinito de Deus. Adorar em espírito e verdade.
O autor adverte que aprofundar-se neste mistério não é utopia fácil. É preciso evitar as ilusões, sem incorrer em racionalismo.
Mesmo com dificuldades, o itinerário rumo a Deus vale a pena, pois, se feito com esforço, esperança e paciência, leva a alma ao inefável abraço do seu Amado.
Através de quatro capítulos deste livro: princípios e constantes da oração; purificação e ascensão penitencial; rumo ao encontro; oração e vida,  Ignácio Larrañaga descreve-nos as diversas fases do itinerário rumo a Deus. Nesse caminho de vida espiritual, as primeiras fases são iniciativa da alma, mas, pouco a pouco, o próprio Deus vai tomando a iniciativa, conduzindo-a até as últimas alturas.
 ("Itinerário Rumo a Deus" - Editora Paulus - texto)