CAMINHO

CAMINHO
FÉ - ESPERANÇA - PAZ - AMOR

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

ESFORÇO, OBSTÁCULOS AJUDAM



- Um homem viu surgir uma pequena abertura num casulo. Sentou-se perto do local onde o casulo se apoiava e ficou a observar o que iria acontecer. Como é que a lagarta conseguiria sair por orifício tão miúdo? Mas logo lhe pareceu que havia parado de fazer qualquer progresso, como se tivesse feito todo o esforço possível e agora não conseguisse prosseguir.
- Ele resolveu então ajudá-la, pegou uma tesoura e rompeu o restante do casulo. A borboleta saiu toda feliz. Mas seu corpo estava murcho; além disso era pequeno e tinha asas amassadas.
- O homem continuou a observá-la porque esperava que a qualquer momento as asas dela se abririam e se estenderiam para serem capazes de suportar o corpo que iria se formar. Nada aconteceu! Na verdade a borboleta passou o restante da sua vida rastejando com um corpo murcho e as asas encolhidas. Nunca foi capaz de voar.

- O que o homem em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para sair através da pequena abertura eram o modo pela qual Deus fazia com que o fluido do corpo daquele pequeno inseto circulasse até suas asas para que elas ficassem prontas para voar assim que se livrasse daquele invólucro.
Algums vezes o esforço é justamente aquilo que precisamos em nossa vida. Se Deus nos permitisse passar através da existência sem qualquer obstáculo, Ele nos condenaria a uma vida atrofiada. Não iríamos ser tão fortes como poderiamos ter sido. Nunca poderíamos alçar vôo.  
Vejamos como Frei Ignácio, nos ensina, nos ajuda a vencer os obstáculos, as dificuldades, levando-nos para junto de Deus. "Muitas vezes a Bíblia nos diz que Deus está conosco e também diz que estamos (nos sentimos) ´longe do Senhor´" (2Cor 5,6). Frei Ignácio com uma alegoria fala-nos dessa "ausência presença":
"Disseram-me que agarrasse uma estrela com a mão. Comecei a subir nos telhados para alcançá-la. Continuei escalando montanhas. Ergui-me no cume das cordilheiras, lá onde não chegam nem os condores. E a estrela? Cada vez mais longe de minha mão. Eu sou isso: um simples impulso, uma chama despreendida da madeira. Eterno peregrino que sempre busca e nunca encontra. quando haverá para mim um planeta ou uma pátria em que possa descansar e dormir? Eu Te aclamo e Te reclamo. eu Te afirmo e Te confirmo. Eu Te exijo e tenho necessidade de Ti. Eu Te anelo e Te conjuro. Tenho saudade e anseio por Ti. Minhas asas já estão fatigadas de tanto voar. Neste dourado entardecer, agora que se apagaram os fogos do dia e a serenidade inunda a Terra, suba a Ti minha humilde súplica: Tu que sustentas o mundo em Tuas mãos, acalma e sacia todas as minhas expectativas. Tenho sono. Quero dormir."  - "Mostra-me o Teu rosto" - Frei Ignácio Larrañaga - Ed. Paulinas.
Nas Oficinas de Oração e Vida aprendemos a enfrentar e conviver com os obstáculos que a vida nos apresenta. Venha nos conhecer, a participar conosco. Estaremos juntos com você, aprendendo com Frei Ignácio com as angústias, com as dificuldades, com as alegrias, com as incompreensões, com a falta de perdão. E aquela ausência(que sentimos) de Deus torna-se uma Presença Infinita bem próxima de nós, numa realidade que nos inunda de amor e paz.