CAMINHO

CAMINHO
FÉ - ESPERANÇA - PAZ - AMOR

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PARÁBOLA DOS CONVIDADOS PARA NÚPCIAS

CONVIDADOS PARA NÚPCIAS
Mt 22,1-14

Sentido  da Parábola. O rei é Deus. O banquete nupcial representa a felicidade messiânica, enquanto o filho do rei é o Messias.  A união de Jesus Cristo com a Igreja é simbolizada pelo casamento. Os primeiros convidados - os judeus - tornaram-se indignos. Abrem-se então as portas a todos os outros povos. Os servidores representam os Apóstolos e os outros pregadores do Evangelho.



Mt 22,11 - Não trajava a veste nupcial. Todos os povos são convidados a pertencer à Igreja, mas ser membro da Igreja não é apenas tomar parte nas reuniões cristãs. É antes de tudo revestir-se da santidade que Jesus veio ensinar. A veste nupcial (própria para festas de casamento) representa a graça santificante que recebemos no Batismo e conservamos pela prática das virtudes. Se praticarmos todos os atos externos da religião, mas não estivermos revestidos desta graça e destas virtudes, pertenceremos apenas ao "corpo", mas não à "alma" da Igreja e nos tornamos merecedores da condenação.

Mt 22,14 - ... muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Esta sentença refere-se à primeira parte da parábola antes que à segunda. Não se trata dos eleitos em geral, mas dos judeus, os primeiros convidados. A parábola não exclui a possibilidade de que alguns dentre eles tenham atendido ao convite e, assim, tenham sido escolhidos.
Mons. Lincoln Ramos - Bíblia de Jerusalém

As Oficinas de Oração e Vida podem ajudar a aceitarmos o convite e sermos escolhidos.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário