CAMINHO

CAMINHO
FÉ - ESPERANÇA - PAZ - AMOR

domingo, 24 de janeiro de 2010

O CASAMENTO FELIZ

Ensinamentos de Frei Ignácio Larrañaga

O matrimônio é vasto oceano em cujas profundezas se entrecruzam as correntes, agitam-se as águas profundas, integram-se e desintegram-se as ondas e, no momento menos pensado, o casal pode ser empurrado para praias desoladas.


Os que se internam nesse mar desconhecido do matrimônio já estão presos nas redes de uma aventura. O mal está em que a aventura pode tornar-se desventura. E o propósito deste livro é, precisamente, ajudar a fim de que não suceda esse infortúnio. Ao contrário aspiramos que a aventura acabe em feliz ventura.

O que sucede é que os amantes embarcam nesta navegação conjugal sem ponderar suficientemente os enigmas e riscos, cativados só por essa força iniludível da vida que chamamos amor.

 Qual é o objetivo deste livro?

Viemos com uma pequena lâmpada de barro para iluminar o caminho, em busca do segredo da alegria. Queremos traçar pistas de luz e acompanhar os casais em sua peregrinação para o alvo ideal da plenitude conjugal.

Sabemos que o caminho está minado de armadilhas: toda convivência está sujeita ao desgaste; o amor, como sentimento humano que é, não deixa de ter seu caráter de fugacidade; o passo da vida bloqueia e reduz o encanto do amor.

Que fazer para que o amor amanheça todos os dias com rosto novo? Como evitar ser devorado pelo desencanto? Que passos dar para evitar que a dominação-dependência se instale sutilmente na trama da relação? Como conseguir que o matrimônio seja perpétua festa?

Não podemos flutuar entre os vaivéns e alternativas do amor:

Como evitá-lo? Como deixar fora de combate o inimigo fundamental do amor, que é o egoísmo? Como impedir a fuga para dentro e para fora? Como sustentar de pé as energias emocionais que circulam entre os dois corações? Como evitar que os cônjuges vivam juntos, porém distantes; juntos, porém ausentes? Como conseguir coroar com êxito o processo complexo da adaptação mútua? Que fazer para manter alta e viva a chama do amor nas longas noites do inverno?

Estas e semelhantes perguntas serão abordadas. Propomo-nos entregar respostas práticas e normas eficazes para as situações de emergência em que possam atolar-se as rodas da harmonia conjugal.
  
"O Casamento Feliz" - Frei Ignácio Larrañaga -  Editora PAULUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário